Na Semana Farroupilha de 1998, foi lançado o Projeto ESCOLA DO CHIMARRÃO pela Ervateira Rainha dos Pampas de Linha Travessa, Venâncio Aires-RS, com o objetivo de difundir e estimular o hábito salutar do CHIMARRÃO, ampliando seu consumo e beneficiando, assim, toda a cadeia produtiva da erva-mate.

Devido à repercussão e resultados altamente positivos alcançados com o trabalho desenvolvido em Escolas, Clubes de Serviços, Eventos, Bric da Redenção, etc, em 05 de julho de 2004 foi fundado a ONG INSTITUTO ESCOLA DO CHIMARRÃO, sendo desmembrada, então, da Ervateira Rainha dos Pampas, passando a atuar como Entidade Civil, dotada de personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, regido por estatuto próprio, desenvolvendo atividades culturais, educacionais e artísticas, cultuando as tradições gaúchas, especialmente na difusão do Chimarrão, resgatando-o como hábito cultural e patrimônio dos gaúchos e na pesquisa sobre a erva-mate, além de incrementar o Turismo, valorizando o Símbolo e Título do muncípio de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão, exercendo importante papel no desenvolvimento cultural, educacional, social e econômico também.
Visitas por agendamento
Quem deseja conhecer a Escola do Chimarrão, poderá desfrutar de todas as atividades oferecidas, com agendamento:

AGENDAMENTO DE VISITAS NA ESCOLA - com Rejane R. Pastore pelo fone 51 9708 9574.

AGENDAMENTO E CONTATO PARA EVENTOS - com Pedro J. Schwengber pelo fone 51 9214 6562.

Ao visitante é oportunizado conhecer:

Europa
A convite do comunicador Dorotéo Fagundes, do Programa GALPÃO DO NATIVISMO da Rádio Gaúcha, e com o patrocínio do empresário Octacílio Burch da GOL Gerenciadora de Obras de Porto Alegre, o INSTITUTO ESCOLA DO CHIMARRÃO integrou o grupo de 80 gaúchos que fizeram "tour" por 5 países da Europa: FRANÇA, ÁUSTRIA, ITÁLIA, ALEMANHA e ESPANHA, divulgando os usos e costumes gaúchos, tradições, trajes típicos, participando da Inauguração do CTG UNIÃO DOS IDEAIS, na França.

Uma constatação importante foi a curiosidade do europeu em relação aos trajes e costumes gaúchos, em especial, o CHIMARRÃO. Isto demonstra que as pessoas estão interessadas em saber mais sobre o Chimarrão, suas formas e propriedades. Esta bebida amarga, tão apreciada pelos gaúchos, tem realmente o poder de aproximar as pessoas.
ACESSOS: 520830