Efeito hipocolesterolêmico da erva-mate em seres humanos 2005 (Dr. Edson Luiz da Silva
Descrição: Infusões de erva-mate (Ilex paraguariensis) são altamente consumidas em muitos países da América do Sul. A erva-mate é rica em saponinas que podem apresentar algum efeito na redução do colesterol sanguíneo, cuja elevada concentração está diretamente relacionada com as doenças cardiovasculares (DAC). Vários estudos em animais de laboratório demonstraram que as saponinas extraídas de outras plantas reduziram o colesterol sanguíneo e tecidual. Em relação às saponinas da erva-mate, existe apenas um trabalho mostrando que elas formam complexos com os ácidos biliares in vitro. Considerando que os ácidos biliares são o produto final do catabolismo do colesterol e, ao mesmo tempo, são essenciais para a absorção intestinal do colesterol da dieta, o seu seqüestramento e eliminação pelas fezes tem como efeito final a redução do colesterol sanguíneo. No entanto, ainda não existem estudos clínicos ou epidemiológicos demonstrando que o consumo de erva-mate, ou das saponinas, diminui o colesterol e, conseqüentemente, o desenvolvimento das DAC. Recentemente, demonstramos que o extrato aquoso de erva-mate reduziu significativamente a progressão da aterosclerose em coelhos e melhorou a reatividade vascular (contração e relaxamento) em camundongos com aterosclerose. Entretanto, a erva-mate exerceu esses efeitos sem provocar a redução do colesterol plasmático, sugerindo assim, a ação sobre outros mecanismos, incluindo o antioxidante. Assim, o objetivo geral desse estudo é avaliar a habilidade hipo-colesterolêmica, entre outras, da erva-mate em pacientes hipercolesterolêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Amanda Gabriela Machado - Integrante / Cintia Yukimi Katto - Integrante / Annelise de Carvalho - Integrante / Elayne Cristina de Morais - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos
Disponível em: