Efeito hipocolesterolêmico, antioxidante e anti-inflamatório da infusão de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes
Descrição: Infusões de erva-mate (Ilex paraguariensis) são altamente consumidas em muitos países da América do Sul. A erva-mate é rica em saponinas e compostos fenólicos, os quais podem apresentar algum efeito na redução do colesterol sanguíneo e na atividade antioxidante e inflamatória que estão diretamente associadas às doenças cardiovasculares (DAC). Alguns estudos em animais de laboratório demonstraram que o extrato aquoso de erva-mate reduziu o colesterol sanguíneo e tecidual. Em relação às saponinas da erva-mate, existe apenas um trabalho mostrando que elas formam complexos com os ácidos biliares in vitro. Considerando que os ácidos biliares são o produto final do catabolismo do colesterol e, ao mesmo tempo, são essenciais para a absorção intestinal do colesterol da dieta, o seu seqüestramento e eliminação pelas fezes tem como efeito final a redução do colesterol sanguíneo. No entanto, ainda não existem estudos clínicos ou epidemiológicos demonstrando que o consumo de erva-mate, ou das saponinas, diminui o colesterol e, conseqüentemente, o desenvolvimento das DAC. Recentemente, demonstramos que o extrato aquoso de erva-mate reduziu significativamente a progressão da aterosclerose em coelhos e melhorou a reatividade vascular (contração e relaxamento) em camundongos com aterosclerose. Entretanto, a erva-mate exerceu esses efeitos sem provocar a redução do colesterol plasmático, sugerindo assim, a ação sobre outros mecanismos, incluindo o antioxidante. Assim, o objetivo geral desse estudo é avaliar a habilidade hipo-colesterolêmica, dentre outras, da erva-mate em pacientes hipercolesterolêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Elisabeth Wazlawik - Integrante / Patrícia Faria Di Pietro - Integrante / BRUNNA C BREMER BOAVENTURA - Integrante / Aliny Stefanuto - Integrante / Graziela Alessandra Klein - Integrante / Ariana de M. Nogueira - Integrante / Gabriela Soares Amorin - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.

Disponível em:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos