Pesquisadores descobrem que o extrato da erva mate previne a celulite
Parece uma sessão de tortura. Aperta daqui, esfrega dali, e para completar várias agulhadas! Algumas mulheres fazem de tudo para se livrar das gordurinhas.

"Com a tecnologia, os aparelhinhos, a comida, a ginástica. Nós temos que ir atrás da saúde em primeiro lugar. Nós fazemos qualquer negócio", conta Renata Carreira, dentista.

Em meio a tantos tratamentos, uma nova arma contra a celulite está saindo dos laboratórios da Universidade Estadual de Maringá. Os pesquisadores descobriram no extrato da erva mate, cafeína e polifenóis.

De acordo com os estudos, essas duas substâncias juntas, a cafeína e os anti oxidantes, são um poderoso aliado das mulheres no combate ao envelhecimento precoce e a queima das gordurinhas.

E o jeito mais simples de consumir, é também o mais barato. Basta usar o mate, em forma de extrato, para fazer o chá.

“A caféina que é um estimulador, que ajuda a queimar gordura, o controle de peso, melhorar os níveis de colesterol, e também os polifenóis, que são anti oxidantes, que combatem os radicais livres", explica Lucio Cardoso Filho, pesquisador da UEM.

Combater os radicais livres significa prevenir o envelhecimento precoce. E a cafeína ativa a circulação do sangue. Com isso diminui a retenção de líquido e ajuda a quebrar as moléculas de gordura, melhorando a aparência da pele.

E atenção na hora do preparo: de acordo com o pesquisador, para manter as propriedades do mate, a água deve ser quente, mas não pode ferver. Depois, é só deixar o chá na infusão e tampar por alguns minutos.

“Tomando duas a três vezes por dia. A erva mate é diurético e auxilia também no sistema circulatório”, fala Cardoso.

A dona de uma rede de lojas especializada em erva mate dá outra dica. "Ele pode ser gelado também. Ou você adiciona alguns cubos de gelo ou pode ser batido com limão, com qualquer fruta natural que fica muito saboroso", ensina a comerciante, Ana Cavazini.

Quem toma o chá com a intenção de diminuir as gordurinhas, claro que tem que ter atenção ao uso do açúcar. E quem não pode consumir muita cafeína também tem que ter cuidado.

Outra coisa legal dessa pesquisa: ela mostra que as propriedades do mate são as mesmas do chá verde. Como o mate é produzido aqui no Brasil, a gente tem a vantagem que pagar mais barato por ele.

Disponível em: http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=1598