EXPOTCHÊ 2009 – A Festa dos Gaúchos em Brasília
A Expotchê – Festa das tradições do Rio Grande do Sul em Brasília – DF, que acontece todos os anos no mês de junho, no Parque de Eventos da cidade sendo a maior festa gaúcha fora do estado, este ano contou com a participação da Escola do Chimarrão. Foi a primeira vez que o Instituto levou toda a sua estrutura para um evento tão distante de suas raízes. Foram 2.200 Km de estrada para chegar ao evento. E não poderia ter sido melhor, a receptividade dos participantes e a curiosidade sobre as diversas formas de preparo do chimarrão, além do interesse natural sobre a bebida típica dos gaúchos, garantiu o sucesso da participação da Escola do Chimarrão, que já foi convidada a retornar em 2010, tendo patrocínio confirmado por três empresas. A Escola contou com a parceria e patrocínio de empresas como Carrefour (Brasil), Venax (V. Aires), Móveis Projeto (V. Aires), Ferrari Consultoria Tributária (POA) e Churrascaria Vento Haragano (SP.), Cachaçaria Água da Pipa (Encantado) e Ervateira Barão do Cotegipe. A equipe da Escola foi composta por Liliane Inês Pappen – Presidente do Instituto, Pedro José Schwengber – Diretor Executivo, Rejane Rüdiger Pastore – Secretária Executiva, Pedro Pastore – Conselho Fiscal e Marcos Smiderle, representante da Ervateira Barão do Cotegipe. Além disso, o reencontro de muitos gaúchos que vivem longe do estado com seus usos e costumes, foi emocionante. Muitos chegavam e diziam: EU SOU DO SUL!! - com um orgulho e carinho que só o gaúcho tem por suas tradições. Casos como o do casal venâncio –airense, Sara Maria Nottar e Davi Artur Lima, que moram em Brasília e que haviam deixado de visitar a Expotchê, mas que este ano voltaram ao evento porque leram na Folha do Mate on line que a Escola do Chimarrão estaria presente, foi um dos muitos momentos emocionantes da festa. Pessoas de todo o Brasil visitaram a Expotchê. Este evento é um local de encontro de pessoas de todos os estados, todos admiradores da cultura, tradição, costumes e culinária gaúcha. Alguns, verdadeiros gaúchos por opção, indiferente do Estado onde nasceram, porque como foi dito aqui, não escolhemos nosso lugar de nascimento, mas escolhemos a onde e como ser felizes. A Escola do Chimarrão recebeu ilustres visitantes, como o Prefeito de Venâncio Aires, Sr. Airton Artus, o assessor especial do Presidente Lula, Sr. Selvino Heck e Rubinei Lenz assessor jurídico. O prefeito também participou da solenidade de abertura oficial da 17ª Expotchê, fazendo uso da palavra. O estande da Escola do Chimarrão esteve movimentado em todos os momentos, com grande concentração de público. Eram pessoas em busca das mais diversas informações, especialmente interesse em aprender como preparar o seu mate e em reconhecimento a isso, diversas empresas organizadoras de eventos pelo Brasil afora já convidaram a Escola do Chimarrão para participar. São convites para a Feiras em Goiânia, Rondonópolis e Campo Grande, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte, Cuiabá, São Paulo e outras. É a Escola do Chimarrão conquistando o Brasil e divulgando Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão!! Participar da Expotchê 2009, foi como estar em casa mesmo a 2.200 Km de distância!