Efeito da erva mate (Ilex paraguariensis) na expressão gênica e na atividade da enzima paroxonase: Estudos in vitro e in
Descrição: As doenças crônico-degenerativas, incluindo as doenças cardiovasculares e o diabetes mellitus, são as principais causas de morbi-mortalidade da população de vários países. Apesar dos inúmeros avanços no campo do conhecimento da gênese e do tratamento das doenças cardiovasculares de causa aterogênica, a incidência da aterosclerose não vem diminuindo de forma significativa e, inclusive, deverá aumentar nos próximos anos. Todavia, é de consenso geral que a prevenção da aterosclerose e das complicações do diabetes é a melhor estratégia terapêutica para essa desordem, principalmente através da diminuição dos principais fatores de risco, a hipercolesterolemia, a hiperglicemia, a inflamação vascular e o estresse oxidativo. Nesse contexto, a utilização de produtos dietéticos com essas propriedades tem se tornado um campo promissor de estudos para a melhoria da qualidade de vida das populações. Em nosso meio, um possível componente alimentar com essas características é a erva-mate (Ilex paraguariensis). A erva-mate constitui uma cultura de relevância econômica, cultural e social na região sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A erva-mate é uma espécie vegetal rica em polifenóis antioxidantes e é largamente consumida no Brasil, tanto na forma de chimarrão e tererê (com erva-mate verde), como na forma de chá mate tostado. Especula-se que o hábito de beber chimarrão no Uruguai e no Rio Grande do Sul possa ser responsável pela relativa baixa incidência de aterosclerose nessas populações, apesar da ingestão elevada de carne bovina, rica em gordura saturada e colesterol. No entanto, apesar do grande número de pessoas que fazem uso da Ilex paraguariensis, ainda não existem estudos clínicos ou epidemiológicos relacionando o seu consumo com a diminuição do desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou com as complicações do diabetes mellitus. Assim, com base nos estudos já realizados por nós e por outros, onde foi demonstrado que o extrato aquoso de erva-mate possui ativida.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Elenise Stuker Fernandes - Integrante / Marcos de Oliveira Machado - Integrante / Maria Luiza Bazzo - Integrante / Maria Cláudia Santos da Silva - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.

Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos