Erva mate (Ilex paraguariensis) em cápsulas: Estudo de toxicidade em animais, estabilidade química e efeito hipocolester
Descrição: As doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de morte no mundo ocidental, e também a primeira causa de morte no Brasil, sendo a aterosclerose a principal causa de doença arterial coronariana. A hipercolesterolemia e, particularmente, os valores plasmáticos elevados da lipoproteína de baixa densidade (LDL) são fatores primários de risco para a DAC. É de consenso geral que a prevenção da aterosclerose é a melhor estratégia terapêutica, principalmente através da diminuição de fatores de risco importantes, como a hipercolesterolemia e o estresse oxidativo. Nesse contexto, a utilização de produtos vegetais com potencial efeito hipocolesterolêmico e antioxidante tem se tornado um campo promissor de estudos para a prevenção da doença. Dentre as potenciais espécies vegetais com essas propriedades e normalmente consumidas no Brasil, encontra-se a erva mate (Ilex paraguariensis). Vários estudos in vitro e em modelos animais já relataram a elevada atividade antioxidante da erva mate e a propriedade de reduzir o colesterol sanguíneo. Em estudo realizado em nosso laboratório, confirmamos que a ingestão de infusão de erva mate reduziu significativamente o LDL-colesterol e aumentou o HDL-colesterol em indivíduos normolipidêmicos e hipercolesterolêmicos. No entanto, neste mesmo estudo verificamos que o sabor amargo característico das infusões de erva mate, embora apreciado por muitos, pode ser o motivo de desistência do consumo da erva mate por alguns indivíduos, refletindo o que pode acontecer na população em geral. Dessa forma, o desenvolvimento de cápsulas de extrato seco de erva mate facilitaria a ingestão da mesma, não necessitando de qualquer preparo prévio pelo consumidor e aumentando, assim, a adesão ao seu consumo. Dessa forma, objetivamos desenvolver cápsulas contendo extrato seco de erva mate, bem como verificar o seu potencial benéfico na redução de colesterol em indivíduos hipercolesterolêmicos. Conforme os princípios éticos em pesquisa com seres humanos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Marcelo Maraschin - Integrante / Fernanda de Andrade - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.

Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos