Escola do Chimarrão em seu evento!
Clique aqui e solicite orçamento
Avaliação das propriedades hipocolesterolêmica, hipoglicêmica e antioxidante da erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacie
Descrição: As doenças crônico-degenerativas, incluindo o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares, são as principais causas de morbi-mortalidade da população de vários países. Apesar dos inúmeros avanços no campo do conhecimento da gênese e do tratamento das dessas doenças, a incidência do diabetes mellitus e da aterosclerose não vem diminuindo de forma significativa e, inclusive, deverá aumentar nos próximos anos. Todavia, é de consenso geral que a prevenção das complicações do diabetes, incluindo a aterosclerose, é a melhor estratégia terapêutica, principalmente através da diminuição dos principais fatores de risco, a hiperglicemia, a hipercolesterolemia, a inflamação vascular e o estresse oxidativo. Nesse contexto, a utilização de produtos dietéticos com essas propriedades tem se tornado um campo promissor de estudos para a melhoria da qualidade de vida das populações. Em nosso meio, um possível componente alimentar com essas características é a erva-mate verde (Ilex paraguariensis). O mate é uma bebida rica em compostos fenólicos antioxidantes, principalmente o ácido clorogênico, e é largamente consumido no Brasil, tanto na forma de infusão (chimarrão, tererê e chá mate) como na forma de bebida refrescante pronta para beber. O efeito hipoglicemiante da erva-mate ainda não foi demonstrado in vivo. No entanto, existem relatos de que o extrato aquoso de Ilex paraguariensis inibiu in vitro a formação de produtos finais de glicação, sugerindo um possível efeito da erva-mate na redução das complicações do diabetes mellitus provocadas pelas reações não-enzimáticas entre a glicose e as proteínas plasmáticas e teciduais.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Elisabeth Wazlawik - Integrante / Patrícia Faria Di Pietro - Integrante / BRUNNA C BREMER BOAVENTURA - Integrante / Elayne Cristina de Morais - Integrante / Aliny Stefanuto - Integrante / Graziela Alessandra Klein - Integrante / Ariana de M. Nogueira - Integrante / Gabriela Soares Amorin - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.
Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos
Patrocinadores
INSTITUTO ESCOLA DO CHIMARRÃO