Efeito hipocolesterolêmico, antioxidante e anti-inflamatório da infusão de erva mate (Ilex paraguariensis) em pacientes
Descrição: As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de morte no mundo moderno. Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, e nos em desenvolvimento, como o Brasil, elas são responsáveis por aproximadamente 30% dos óbitos. O risco de desenvolver DCV é avaliado com base na análise conjunta de características que aumentam a chance do indivíduo apresentar a doença. A dislipidemia, particularmente a elevação do LDL-colesterol, é considerada fator de risco primário para o desenvolvimento da DCV. Nesse contexto, muitos pesquisadores têm enfatizado que uma diminuição e/ou a prevenção do aumento do LDL-colesterol reduz o risco de eventos e a mortalidade por causas cardiovasculares. Além disso, o estresse oxidativo, incluindo a modificação oxidativa da LDL, e a inflamação arterial estão envolvidos na gênese e progressão das DCV, particularmente da aterosclerose. Assim, a correção dos hábitos alimentares, principalmente através do incentivo a uma alimentação saudável, rica em fibras, gorduras do tipo monoinsaturadas e constituintes alimentares específicos como os compostos polifenólicos, pode contribuir para a prevenção ou tratamento das dislipidemias, do estresse oxidativo e da inflamação arterial. Dentre as espécies vegetais amplamente consumidas no Brasil e ricas em polifenóis, destaca-se a erva mate (Ilex paraguariensis). A erva-mate é utilizada para o preparo do chimarrão, muito apreciado pelo seu sabor amargo característico e por suas propriedades estimulantes e digestivas, ou para o preparo do chá mate tostado. A erva mate contém cafeína, compostos fenólicos, saponinas, minerais, aminoácidos e algumas vitaminas, dentre outros compostos. O seu efeito antioxidante já foi relatado por vários pesquisadores, utilizando diferentes modelos in vitro e em animais. Estudos realizados em nosso laboratório demonstraram, pela primeira vez, que o extrato aquoso de erva-mate inibiu a progressão da aterosclerose in vivo, em coelhos alimentados com dieta rica em coleste.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 2) .
Integrantes: Elisabeth Wazlawik - Integrante / Marcelo Maraschin - Integrante / Patrícia Faria Di Pietro - Integrante / BRUNNA C BREMER BOAVENTURA - Integrante / Fernanda de Andrade - Integrante / Aliny Stefanuto - Integrante / Graziela Alessandra Klein - Integrante / Edson Luiz da Silva - Coordenador.

Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4784918D1#PP_Efeito hipocolesterol%C3%AAmico, antioxidante e anti-inflamat%C3%B3rio da infus%C3%A3o de erva-mate (Ilex paraguariensis) em pacientes dislipid%C3%AAmicos
.